Pra mim (Pri falando), esse salgado tem um gosto lindo de infância ❤ é curioso perceber o quanto a comida está presente nas memórias… quantos sentimentos ela pode despertar 🙂 então, no meio do meu momento nostálgico quero compartilhar essa delícia com vocês 😉
Rendimento: 08 porções
Tempo estimado: 2h
Ingredientes:
- 250 g de farinha de trigo
- 30 g de açúcar refinado
- 5 g de sal
- 1/2 ovo (é só quebrar o ovo em uma xícara, bater e dividir em duas partes) para a massa
- 25 g de manteiga
- 15 g de fermento biológico fresco
- 125 g de água gelada
- 8 fatias de queijo mussarela ou prato
- 8 fatias de presunto
- 1/2 ovo para pincelar sobre os pães
Preparo:
- Em uma tigela, colocar o fermento fresco e um pouco da água gelada. Com as mãos, misturar os dois até dissolver o fermento por completo (sim! Usar as mãos mesmo, pois a temperatura das mãos ajuda a dissolver 😉 ). Assim que estiver dissolvido, colocar na mistura um pouquinho da farinha e misturar com uma colher. Cobrir com plástico e deixar fermentar por uns 20 min ou até formar a “esponja” (o ponto certo é quando você encostar e tirar o dedo e dentro estiver uma espuma cheia de furinhos, lembrando uma esponja).
- Em uma tigela, misturar todos os ingredientes secos.
- Quando a esponja estiver pronta, colocar na tigela com os secos, junto com o restante da água e o ovo. Misturar tudo muito bem com as mãos.
- Adicionar a manteiga à massa e misturar bem. Observar a massa – se ela estiver seca, é preciso colocar um pouquinho mais de água. O que queremos é que a massa fique úmida (não a ponto de grudar na mão, mas o suficiente para não ficar rachando).
- Sovar até obter uma massa bem homogênea e com textura lisa (+/- 10 min sovando).
- Fazer uma bola com a massa e colocar dentro de uma tigela coberta com plástico por 10 min.
- Dividir a massa em 08 porções iguais. Fazer bolinhas com cada um dos pedaços e deixar os pedaços descansando na assadeira cobertos com plástico até terminar de bolear a última porção.
- Pegar cada uma das bolinhas (uma de cada vez) e abrir tentando formar um retângulo – deixar as bordas do retângulo mais finas que o meio. Colocar no centro uma fatia de queijo e outra de presunto dobradas ao meio.
- Pegar as laterais maiores do retângulo e trazer ao meio. Por fim, pegar as laterais menores e fechar o salgado. É importante apertar bem as pontas para “fechar” quaisquer aberturas.
- Colocar os salgados sobre a assadeira com as “junções de massa” viradas para baixo – de cima devem ser vistos apenas salgados lisos, lindos e charmosos.
- Cobrir a assadeira com um plástico e deixar crescer por +/- 40 min ou até dobrar de tamanho.
- Preaquecer o forno a 200ºC.
- Pincelar o restante do ovo batido sobre os salgados para dourar.
- Levar ao forno por +/- 20 min.
- Retirar os enroladinhos da assadeira e colocar sobre grades de preferência, para que possam esfriar de todos os lados por igual.
PRONTINHO! 😀 Agora é só atacar ❤ ah, bora compartilhar um pouquinho com quem está aí perto vai? 😉
Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente seu salgado delicioso postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉
Créditos: Receita – adaptação de SENAC / Foto – Cozinha para Mortais
Olá! Gostaria de saber se daria certo fazendo apenas um pão grande pra compartilhar. Ao invés de varios pequenos! Já quero fazer!!!!! Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Brunna! Eu nunca fiz, mas deveria dar certo sim. Aliás vou anotar aqui pra tentar isso logo logo. 🙂
CurtirCurtir