Era uma vez um pacotinho de grão de bico. Essa semana, ele nos conquistou com toda a sua beleza e virou uma MARAVILHOSA “pastinha aperitiva”!
Ingredientes:
- 200 g de grão de bico cozido
- 1/2 dente de alho
- 1/8 xícara de azeite
- 01 colher (sopa) de suco de limão espremido (pode ser o limão Taiti, o verdinho!)
- 1/2 colher (chá) de cominho em pó
- 1/8 colher (chá) de páprica em pó
- Sal a gosto (usamos +/- 1/2 colher de chá)
- Deixar o grão de bico coberto com água por 12 horas (sim, ele tem que ficar de molho! O ideal é colocar antes de dormir no dia anterior ao dia em que pretende servir a pasta).
- Escorrer a água, colocar o grão de bico na panela de pressão, cobrir com água nova e cozinhar conforme especificações da embalagem e/ou de sua panela de pressão (convencional ou elétrica) – geralmente 15 min depois de pegar pressão na panela convencional. No caso da panela elétrica, deixamos por 45 min. Esperar a pressão sair da panela para poder abrir. Escorrer o grão de bico.
- Em um processador, colocar todos os ingredientes e processar até virar uma mistura homogênea e cremosa. Se precisar, adicionar até 1 colher (sopa) de água para atingir a consistência que pareça melhor a você.
PRONTINHO!!! Juro que é só isso! 😀
Chamei a pasta de “quase homus” porque não incluímos tahine na receita (tahine é aquela pasta de gergelim sírio-libanesa). A gente não tinha, então fizemos sem mesmo e ficou muito gostoso também. Caso tenham em casa e queiram adicionar, é só incluir 01 colher (sopa) de tahine na mistura, ok? 🙂
Esta pasta é SUPER fácil de fazer e cai super bem para acompanhar chips variados, torradinhas, pão, etc 😉 É uma ótima saída para acompanhar aperitivos ao receber gente em casa ou quando der vontade mesmo.
Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente sua linda pasta de grão de bico postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais
Créditos: Receita – adaptação de Real Simple (Sara Quessenberry) / Foto – Cozinha para Mortais
