Pra quem costuma recorrer à boa e velha marmita no dia-a-dia, esta é uma ótima sugestão de menu ❤
Rendimento: 05-06 porções
Tempo estimado: 1h
Ingredientes:
- 02 peitos de frango cortados em cubos
- 1/2 cebola picada
- 02 dentes de alho picados
- 02 cenouras
- 12 vagens
- 01 xícara de arroz integral ou de múltiplos cereais
- 02 xícaras de água
- Azeite
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Páprica a gosto (opcional)
Preparo:
A ideia é fazer algo que rende, dura e é bem prático de preparar, então, vamos utilizar diversas panelas e fazer várias coisas ao mesmo tempo para dar conta de tudo em pouco tempo.
FRANGO
- Em uma panela de pressão, colocar um fio de azeite e deixar esquentar. Adicionar a cebola e refogar no azeite até dourar.
- Em seguida, adicionar 01 dente de alho picado e deixar fritar um pouquinho. Então, adicionar os cubinhos de frango, sal e pimenta a gosto e refogar junto com os demais ingredientes por +/- 01 minuto.
- Passado esse tempo, cobrir a mistura com água e cozinhar na pressão por +/- 15 min.
- Desligar o fogo e aguardar 10 min.
- Tirar a pressão da panela, abrir a tampa, escorrer o caldo e fechar a panela novamente.
- Chacoalhar com bastante vontade a panela (pelo menos umas 10 vezes) para desfiar o frango.
- Provar e acertar o sal e a pimenta, se necessário.
- Reservar para daqui a pouco.
LEGUMES
- Assim que colocar o frango para cozinhar, cuidar dos legumes.
- Descascar as cenouras e cortar em cubinhos. Cortar as pontas das vagens e cortar em pedaços também.
- Encher uma panela com água e colocar nela os legumes picados. Levar ao fogo alto/médio para cozinhar até a cenoura amolecer.
- Assim que estiverem cozidos os legumes, escorrer e reservar.
ARROZ
- Em uma panela, colocar um fio de azeite para esquentar e adicionar 01 dente de alho picado. Deixar fritar levemente.
- Adicionar 01 xícara de arroz e refogar o arroz por +/- 1min.
- Cobrir a mistura com 02 xícaras de água e adicionar sal a gosto.
- Levar a fogo baixo por +/-15 min ou até secar. Reservar
MONTAGEM
Agora que já temos todas as partes prontas, é hora de fazer o “misturão” 😉
- Em uma tigela ou uma panela grande, colocar o arroz cozido, os legumes cozidos picadinhos e o frango desfiado temperado.
- Misturar tudo muito bem.
- Provar para ver se precisa de mais sal e/ou pimenta. [A gente aqui gosta de colocar um pouquinho de páprica ;)].
- PRONTINHOOOOO! 😀 Marmita da semana garantida ❤
O Paulo teve essa ideia esses dias porque queria comer melhor durante a semana [confesso que em muitos dias a gente chega tão cansado que come qualquer coisa para tampar o buraco do estômago] e foi super prático de preparar e nos alimentou muito bem durante a semana [eu levei alguns dias para almoçar e ele pra jantar].
A ideia é muito simples e ótima para quem quer levar algo pro trabalho sem ter que se preocupar com muitos talheres ou complementos. Espero que seja útil para vocês também 😀
Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente seu super “misturão”, postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais
Créditos: Receita e Foto – Cozinha para Mortais
Muito boa a idéia é está bem bonito o prato. Eu aproveitaria a água que cozinhou o frango substituindo a agua pra cozinhar o arroz.
CurtirCurtir
Oi Ester 🙂 Obrigada pela visita e pelo comentário. Confesso que nunca tinha pensado nisso de aproveitar a água do frango pro arroz :O pode deixar que vou guardar essa dica na manga para futuras invenções ❤ Muito obrigada pela dica viu!? Beijo!
CurtirCurtir