Marmelada de Tangerina e Abacaxi

Essa marmelada é pra mostrar pra todo mundo de tanto orgulho que dá ❤

Rendimento: 500 g (02 potes de vidro médios)
Tempo estimado: 01 hora

Ingredientes:

  • 400 g de gomos de tangerina [sem caroços e sem a parte branca da pele]
  • 400 g de abacaxi maduro cortado em pedaços
  • Suco de 1/2 limão taiti
  • 400 g de açúcar refinado
  • Metade das cascas das tangerinas descascadas
  • 01 vidro esterilizado [para saber como esterilizar, clique aqui ]

Preparo:

  1. Colocar as cascas das tangerinas em uma panela pequena e cobrir com água. Levar ao fogo baixo para ferver até que as cascas fiquem macias [+/- 15 min].
  2. Escorrer as cascas da panela e colocá-las sob água fria para parar o cozimento. Em seguida, cortar as cascas em filetes pequenos e guardar para daqui a pouco.
  3. Em um liquidificador, colocar os gomos de tangerina e os pedaços de abacaxi. Bater tudo para triturar bem.
  4. Passar a mistura do liquidificador para uma panela, adicionar o açúcar e o suco de limão e deixar ferver por +/- 20 min, mexendo às vezes.
  5. Adicionar os pedacinhos da casca e misturar bem para distribuir de forma homogênea. Deixar ferver por mais 20 min +/- até obter uma calda encorpada. [Para checar se o ponto está correto, verificar como está escorrendo na colher. O ideal é que não escorra como um líquido e esteja mais consistente. É possível também colocar um pouquinho em um pires e levá-lo ao congelador para esfriar – a consistência ficará evidente e será possível perceber se é necessário apurar mais ou não].
  6. Transferir a marmelada para o pote de vidro esterilizado, deixando uns 2 cm livres até a tampa. Fechar os potes com a marmelada ainda quente para lacrar com o vácuo, o que ajuda a aumentar o prazo de validade 😉
  7. PRONTINHOOOOOO!!!  ❤

Essa marmelada é incrível! Fica com uma cor linda, uma textura absurdamente boa e um sabor indescritível ❤ Dá uma alegria enooooorme olhar pro potinho com aquela coisa bonita e saber que você mesmo fez. 😀

Marmeladas são uma ótima ideia pra acompanhar um pão fresquinho, torradas, panquecas, etc., além de ser uma super oportunidade para aproveitar aquelas promoções de frutas no mercado!

Ah, informações importantes: é possível conservar a marmelada fechada a vácuo no pote esterilizado por até 02 meses em temperatura ambiente e por 06 meses no congelador. Uma vez aberta, é possível conservar por até 01 mês na geladeira, tá?! Depois disso, corre-se o risco de aparecerem fungos e tal.

Créditos: Receita – adaptação de Juego de Sabores / Foto – Cozinha para Mortais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s