Breadsticks de Calabresa

Se você é daqueles que gosta de relaxar recebendo um monte de amigos em casa, que tal preparar pra eles sua versão daqueles breadsticks tão deliciosos?! 


Rendimento: 30-40 unidades (dependendo de como cortar)
Tempo estimado: 1h 15min

Ingredientes:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 01 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 02 colheres (sopa) de azeite
  • 270 ml de água
  • 02 gomos de linguiça calabresa defumada
  • Orégano a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Preparo:

  1. Em uma tigela, misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o orégano (aqui, usamos umas 02 colheres (sopa) +/-).
  2. Adicionar à tigela a água morna e misturar bem (pode ser com as mãos se não se importar)!
    Importante: a água não pode estar muito quente, pra não estragar o fermento! Se quiser ter certeza, a temperatura da água tem que estar agradável o suficiente para você aguentar ficar com o dedo dentro dela por uns 20 segundos.
  3. Juntar o azeite, o sal (usamos 02 colheres (chá) ) e a pimenta do reino (usamos 01 colher (chá)) e misturar até formar uma massa homogênea que solta da tigela e da mão.
    Observação: se perceber neste ponto que a massa está ressecada, adicionar 01 colher (sopa) de água e misturar bem com as mãos até a massa ficar bem encorpada e soltando das mãos. Se, por acaso, estiver muito úmida, adicionar mais farinha de pouco em pouco, até chegar à consistência certa.
  4. Sovar a massa com vontade por uns 05 minutos ou usar a batedeira com gancho para massa. (Pra quem não lembra como se sova, é só abrir a mão sobre a massa, segurar a parte que está sob os dedos, e empurrar o resto da massa para frente com o punho, puxando de volta com os dedos e repetindo com toda a massa  )
  5. Deixar a massa descansar por +/- 10 minutos.
  6. Enquanto a massa descansa, vamos preparar o recheio 🙂 Remover a pele da calabresa, cortar em pedaços e triturar no processador ou no liquidificador (usando a tecla pulsar). Reservar pra jájá usar na montagem. 😀
  7. Passado o tempo de descanso da massa, enfarinhar a mesa, pegar uma mão cheia de massa, e com a ajuda de um rolo abrir a massa até que fique bem fininha (+- 0,5 cm). Aí é só tirar os excessos, cortando um retângulo na massa (pode usar um cortador de pizza!). A largura do retângulo será o comprimento do breadstick, então se quiser que ele seja maior, precisa pegar mais massa para abrir e ficar como você quer.
  8. No retângulo de massa aberta, cobrir uma das metades com calabresa triturada. Pegar a outra metade e juntar com a outra ponta, cobrindo o recheio. Fechar bem as pontinhas e as laterais e gentilmente pressionar a massa fechada para tirar o ar.
  9. Agora é hora de marcar as tiras do breadstick. Para isso, usar um palito de churrasco. Medir a largura de dois dedos (aprox.), colocar o palito inteiro de lado sobre a massa e pressioná-lo levemente para marcar a divisão inteira (não é pra cortar a massa! É só para facilitar separar os breadsticks depois de assados).
  10. Fazer esse processo com toda a massa, posicionando os retângulos recheados e já “pré-divididos” em tiras (passos 08 e 09) sobre uma forma untada com azeite.
  11. Pincelar azeite ou gema de ovo sobre os breadsticks e salpicar ervas e temperos de sua preferência (no caso, usamos orégano, queijo ralado e um pouquinho de pimenta do reino).
  12. Levar ao forno para assar em 180ºC por +/- 30 minutos ou até dourar 🙂

Aí pronto! Pára tudo!  tá se sentindo o dono do mundo agora que pode fazer seus breadsticks? Pode servir com cheddar, requeijão ou o que mais quiser 😀 Divirta-se!!!

Se gostar, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente sua massa postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 🙂

Créditos: Receita – Adaptação de Gisele Souza (Receitas de Minuto) / Foto – Cozinha para Mortais

52_breadsticks

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s