Essa ideia é para aquelas horas em que os olhos falam bem mais alto que a barriga e tudo que você quer é uma coisa beeeeeem gordinha pra comer 😀
Rendimento: 08 porções
Tempo estimado: 2h
Ingredientes:
- 250 g de farinha de trigo
- 30 g de açúcar refinado
- 5 g de sal
- 1/2 ovo (é só quebrar o ovo em uma xícara, bater e dividir em duas partes) para a massa
- 25 g de manteiga
- 15 g de fermento biológico fresco
- 125 g de água gelada
- Creme de Avelã/Nutella para rechear
- 1/2 ovo para pincelar sobre os pães
Preparo:
- Em uma tigela, colocar o fermento fresco e um pouco da água gelada. Com as mãos, misturar os dois até dissolver o fermento por completo (sim! Usar as mãos mesmo, pois a temperatura das mãos ajuda a dissolver
). Assim que estiver dissolvido, colocar na mistura um pouquinho da farinha e misturar com uma colher. Cobrir com plástico e deixar fermentar por uns 20 min ou até formar a “esponja” (o ponto certo dela é quando você encostar e tirar o dedo e dentro estiver uma espuma cheia de furinhos, lembrando uma esponja).
- Em outra tigela, misturar todos os ingredientes secos.
- Quando a esponja estiver pronta, colocar na tigela com os secos, junto com o restante da água e o ovo. Misturar tudo muito bem com as mãos.
- Adicionar a manteiga à massa e misturar bem. Observar a massa – se ela estiver seca, é preciso colocar um pouquinho mais de água ou manteiga. O que queremos é que a massa fique úmida (não a ponto de grudar na mão, mas o suficiente para não ficar rachando).
- Sovar até obter uma massa bem homogênea e com textura lisa (+/- 10 min sovando).
- Fazer uma bola com a massa e colocar dentro de uma tigela coberta com plástico por 10 min.
- Dividir a massa em 08 porções iguais. Fazer bolinhas com cada um dos pedaços e deixar os pedaços descansando na assadeira cobertos com plástico até terminar de bolear a última porção.
- Pegar cada uma das bolinhas (uma de cada vez) e abrir tentando formar um retângulo – deixar as bordas do retângulo mais finas que o meio. Colocar no centro uma porção caprichada de creme de avelã para rechear (+/- 1/2 colher de sopa).
- Pegar as laterais maiores do retângulo e trazer ao meio. Por fim, pegar as laterais menores e fechar o salgado. É importante apertar bem as pontas para “fechar” quaisquer aberturas.
- Colocar os salgados sobre a assadeira com as “junções de massa” viradas para baixo – de cima devem ser vistos apenas pãezinhos lisos, lindos e charmosos.
- Cobrir a assadeira com um plástico e deixar crescer por +/- 40 min ou até dobrar de tamanho.
- Preaquecer o forno a 200ºC.
- Pincelar o restante do ovo batido sobre os pães para dourar.
- Levar ao forno por +/- 20 min ou até dourar (como na foto).
- Retirar os pães recheados da assadeira e colocar sobre grades (de preferência), para que possam esfriar de todos os lados por igual.
- PRONTINHOOOOOO! ❤
Com certeza esses pãezinhos vão saciar e muito a vontade de fazer gordice de quem estiver precisando 🙂 na hora de comer, ainda dá pra acrescentar ainda mais creme de avelã, caso as lombrigas estejam alucinadas rs…
Uma curiosidade: a receita base que usamos aqui de pão doce/salgado aprendemos no curso de “Preparo de Pães Caseiros” do SENAC Aclimação (em São Paulo) – curso, aliás, que vale muito a pena conhecer (mais informações aqui), viu?! Só pra explicar minha gratidão e indicação: antes do curso, eu (Pri) já tinha tentado fazer pão caseiro algumas vezes, mas sempre dava alguma coisa errada e aos poucos fui perdendo a confiança e não quis mais tentar. Aí, achei esse curso e fazê-lo foi uma ótima decisão! ❤ O curso foi de 03 ou 04 dias à noite e deu pra aprender muita coisa (no link dá pra ver mais detalhes sobre o programa)! A essência de fazer pão caseiro é sempre a mesma, então, o curso serve muito para dar pra gente essa base para desenvolvermos a confiança que precisamos para arriscar mais 😉 #ficadica para os medrosos de plantão!!!
Ah, e pra não perder o costume… se gostar dessa ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente seu pãozinho recheado super delicioso postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais
Créditos: Receita – adaptação de SENAC / Foto – Cozinha para Mortais