Férias e feriados: o que fazer com as plantas em casa?

Essa pergunta nos deixou com os cabelos em pé nas vésperas do feriado de Carnaval, pois nossa horta estava tomando forma e não queríamos perder nada durante os 04 dias que ficaríamos fora de casa. Nessas horas uns tempos atrás, recorríamos às nossas famílias para ficarem de “babás” das plantinhas, mas a horta cresceu muito e não fazia sentido repassar aos outros essa responsabilidade – além de julgarmos ser meio inconveniente levar um monte de planta para a casa dos outros né? 😛

Ao iniciarmos as pesquisas sobre alternativas caseiras de irrigação, descobrimos diversos sites e canais no youtube que apresentavam algumas soluções pra esse problema. Descobrimos, então, que deveríamos centrar nossa pesquisa em formas de montar “gotejadores” em casa, sem firulas.

Queremos compartilhar o passo a passo do gotejador de garrafa PET que escolhemos testar e que funcionou bem para nossa horta – afinal, todas as plantas sobreviveram ao carnaval sem quaisquer problemas perceptíveis! 😉

De que você vai precisar para montar esse gotejador?

  • Garrafas PET vazias de 500 ml ou 2l (a quantidade dependerá de quantos vasos você pretende irrigar)
  • Hastes de cotonetes (sem o algodão)
  • Tesoura com ponta fina
  • Palitos de dente
  • Cola quente

Agora vamos ao passo a passo:

  1. Veja onde vai posicionar as garrafas e, dependendo do tamanho dos vasos, decida se vai utilizar uma garrafa para cada vaso ou uma garrafa para dois ou mais vasos – isso é bem possível para vasos pequenos que podem ser colocados em volta da garrafa).
  2. Dependendo da disposição dos vasos que escolher, fazer furinhos pequenos com a tesoura na garrafa, considerando altura de uns 02-03 dedos acima do fundo da garrafa +/-).

    IMG_20170527_114718507
    Foto: Cozinha para Mortais
  3.  Colocar uma haste de cotonete em cada furo.

    IMG_20170527_114934576

  4.  Cobrir/tampar eventuais espaços em volta da haste usando cola quente, para evitar que a água vaze pela abertura, porque queremos um fluxo totalmente controlado a partir da haste 😉 .
    IMG_20170527_115019721
    Foto: Cozinha para Mortais

     

  5. Colocar palitos de dente dentro das hastes de cotonete. [Os palitos vão ser nossos reguladores de velocidade/intensidade do fluxo de água.]
    IMG_20170527_115519351
    Foto: Cozinha para Mortais

     

  6. Encher a garrafa de água, deixar a tampa meio aberta e mexer suavemente nos palitos de dente para regular a velocidade do gotejamento (por aqui deixamos mais justo, com velocidade de +/- 02 gotas/minuto) para não encharcar as plantas.
IMG_20170527_120056251
Foto: Cozinha para Mortais

Prontinho! É simples assim 🙂 Dependendo do prazo que você pretende ficar fora, garrafas menores são suficientes para fazer a irrigação de suas plantas (como no caso de nossa viagem de 04 dias)! Já para períodos mais longos, o ideal seria utilizar garrafas de 2 litros para garantir que não vai faltar água.

Espero que essa ideia seja útil pra você 😉

Abraços,

Cozinha para Mortais

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Priscila Galhanone disse:

    Que legal! Amei a ideia, Cozinha para Mortais. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obaaaaaaaaa 🙂 espero que funcione pra você também Pri! Assim como funcionou pra gente ❤️😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s