Essa pergunta nos deixou com os cabelos em pé nas vésperas do feriado de Carnaval, pois nossa horta estava tomando forma e não queríamos perder nada durante os 04 dias que ficaríamos fora de casa. Nessas horas uns tempos atrás, recorríamos às nossas famílias para ficarem de “babás” das plantinhas, mas a horta cresceu muito e não fazia sentido repassar aos outros essa responsabilidade – além de julgarmos ser meio inconveniente levar um monte de planta para a casa dos outros né? 😛
Ao iniciarmos as pesquisas sobre alternativas caseiras de irrigação, descobrimos diversos sites e canais no youtube que apresentavam algumas soluções pra esse problema. Descobrimos, então, que deveríamos centrar nossa pesquisa em formas de montar “gotejadores” em casa, sem firulas.
Queremos compartilhar o passo a passo do gotejador de garrafa PET que escolhemos testar e que funcionou bem para nossa horta – afinal, todas as plantas sobreviveram ao carnaval sem quaisquer problemas perceptíveis! 😉
De que você vai precisar para montar esse gotejador?
- Garrafas PET vazias de 500 ml ou 2l (a quantidade dependerá de quantos vasos você pretende irrigar)
- Hastes de cotonetes (sem o algodão)
- Tesoura com ponta fina
- Palitos de dente
- Cola quente
Agora vamos ao passo a passo:
- Veja onde vai posicionar as garrafas e, dependendo do tamanho dos vasos, decida se vai utilizar uma garrafa para cada vaso ou uma garrafa para dois ou mais vasos – isso é bem possível para vasos pequenos que podem ser colocados em volta da garrafa).
- Dependendo da disposição dos vasos que escolher, fazer furinhos pequenos com a tesoura na garrafa, considerando altura de uns 02-03 dedos acima do fundo da garrafa +/-).
Foto: Cozinha para Mortais - Colocar uma haste de cotonete em cada furo.
- Cobrir/tampar eventuais espaços em volta da haste usando cola quente, para evitar que a água vaze pela abertura, porque queremos um fluxo totalmente controlado a partir da haste 😉 .
Foto: Cozinha para Mortais - Colocar palitos de dente dentro das hastes de cotonete. [Os palitos vão ser nossos reguladores de velocidade/intensidade do fluxo de água.]
Foto: Cozinha para Mortais - Encher a garrafa de água, deixar a tampa meio aberta e mexer suavemente nos palitos de dente para regular a velocidade do gotejamento (por aqui deixamos mais justo, com velocidade de +/- 02 gotas/minuto) para não encharcar as plantas.

Prontinho! É simples assim 🙂 Dependendo do prazo que você pretende ficar fora, garrafas menores são suficientes para fazer a irrigação de suas plantas (como no caso de nossa viagem de 04 dias)! Já para períodos mais longos, o ideal seria utilizar garrafas de 2 litros para garantir que não vai faltar água.
Espero que essa ideia seja útil pra você 😉
Abraços,
Cozinha para Mortais
Que legal! Amei a ideia, Cozinha para Mortais. Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obaaaaaaaaa 🙂 espero que funcione pra você também Pri! Assim como funcionou pra gente ❤️😉
CurtirCurtir