Daqueles pratos cheios de amor, sorrisos e satisfação. Uma delícia do início ao fim ❤
Rendimento: 04 porções
Tempo estimado: 1h
Ingredientes:
- 02 colheres (sopa) de azeite
- 01 cebola pequena picada
- 01 cenoura descascada e cortada em cubinhos
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- 500 g de carne moída
- 02 dentes de alho moídos
- 800 g de tomates pelados
- 01 xícara de leite
- 01 xícara de vinho tinto
- 01 folha de louro
- 02 pitadas de orégano
- 500 g de gnocchi de batata descongelado
- 08 fatias de muçarela picadas na mão
- 01 xícara de queijo provolone ralado
- Manjericão fresco pra enfeitar
Preparo:
- Preaquecer o forno a 180ºC e preparar uma assadeira para receber a massa daqui a pouco.
- Em uma frigideira grande ou wok, aquecer o azeite em fogo médio.
- Adicionar a cebola e a cenoura picadas e temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar até que amoleçam (+/- 05 min).
- Juntar a carne moída e o alho triturado à frigideira e deixar a mistura cozinhar até que a carne fique marrom uniformemente (+/- 08-10 min) [é bom mexer de tempos em tempos].
- Adicionar à mistura os tomates pelados, o vinho e o leite. Misturar tudo muito bem.
- Colocar na frigideira também a folha de louro e as pitadas de orégano, mexer bem e deixar apurar em fogo médio/baixo por +/- 15 min ou até que engrosse levemente.
- Quando perceber que o “molho” está encorpado, adicionar o gnocchi. [Se o molho estiver muito grosso, adicionar 1/3 xícara de água e misturar bem]. Se não, é só deixar a mistura toda ferver e cozinhar por mais uns 05-10 min. Desligar o fogo.
- Passar essa mistura deliciosa da frigideira para a travessa que irá ao forno, retirar a folha de louro e em seguida cobrir a mistura com a muçarela e o queijo provolone.
- Levar a travessa ao forno preaquecido e deixar cozinhar por +/- 15 min ou até que o molho esteja borbulhando e o queijo esteja completamente derretido no topo.
- PRONTINHOOOOOOOOO!!! 😀 Agora é só servir! Ah, se quiser, pode jogar umas folhinhas de manjericão por cima na hora 😉 fica lindo! ❤
Por aqui vira e mexe sinto vontade de comer comida cheia de sentimento e emoção – “comida conforto” como dizem por aí 🙂 Massas pra mim têm esse poder magnânimo e ter descoberto essa receita foi algo muito especial pra gente aqui.
De início achei estranha a proporção dos ingredientes, porque geralmente aqui fazemos muito gnocchi pra algum molho e não o inverso. Quando vi o resultado, achei maravilhoso, mas achei melhor mudar o nome do prato pra soar mais honesto rs. A proporção e a combinação dos ingredientes gera sabor e textura fantásticos. Certamente vamos fazer muitas vezes mais por aqui!
Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉
Créditos: Receita – Adaptação de “Half Baked Harvest” / Foto – Cozinha para Mortais