Bolo Mousse de Chocolate

Daquela sobremesa que quando você vê pronta nem acredita que foi sua mão que fez :O ❤


Rendimento: +/- 08 porções (01 forma redonda de 23 cm)
Tempo estimado: 4h (com tempo de resfriamento da cobertura)

Ingredientes:

Cobertura Mousse

  • 575 g (03 xícaras) de chocolate meio amargo picado
  • 240 ml (01 xícara) de creme de leite [pode ser de caixinha]
  • 30 g (04 colheres chá) de mel
  • 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 30 g (1/4 xícara) de açúcar de confeiteiro

Bolo 

  • 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 315 g (1 3/4 xícara) de chocolate meio amargo picado
  • 450 g (1 3/4 xícara) de iogurte natural sem açúcar
  • 25 g (1/4 xícara) de cacau em pó
  • 45 ml (03 colheres sopa) de água fervente
  • 300 g (1 1/2 xícara) de açúcar refinado
  • 06 ovos em temperatura ambiente
  • 250 g (02 xícaras) de farinha
  • 10 g (2 1/2 colher chá) de fermento químico em pó
  • 10 g (2 1/4 colher chá) de bicarbonato de sódio
  • 01 pitadinha de sal

Preparo:

Cobertura Mousse [deve ser feita primeiro, pois precisa descansar!]

  1. Em uma tigela de vidro ou cerâmica, colocar o chocolate picado e derreter em banho-maria [Como faz? Colocar uma panela com dois dedos de água para ferver no fogão. Assim que ferver, colocar sobre ela a tigela de vidro com o chocolate. A ideia é derreter por meio do vapor da água da panela que está embaixo e o ideal é que a tigela não encoste na água fervente]. Assim que derreter, desligar o fogo e reservar pra daqui a pouco.
  2. Em uma panela, colocar o creme de leite e o mel. Mexer e levar para o fogão em fogo alto para ferver. Assim que ferver, desligar o fogo.
  3. Juntar o chocolate derretido com a mistura de creme de leite e mel. Misturar bem com uma espátula para emulsificar e deixar esfriar em temperatura ambiente. Assim que o creme de chocolate estiver frio, preparar o creme de manteiga  [passo 4].
  4. Em uma tigela bater com um fouet a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar de confeiteiro até obter um creme esbranquiçado e fofo.
  5. Juntar o creme de chocolate já frio ao creme de manteiga e misturar bem com uma espátula para incorporar, até obter uma mistura homogênea.
  6. Deixar descansar por +/- 2-3 horas. A cobertura ficará com uma textura firme, mas fácil de ser espalhada no bolo. [Quando fui usar pra cobrir o bolo, achei que estava dura, porque realmente estava bem firme na tigela. Mas, ao cutucar com a espátula, percebi que estava super maleável e no ponto ideal para rechear e cobrir o bolo 😉 então, não se assuste!].

Bolo 

  1. Preaquecer o forno a 180ºC, untar a assadeira com manteiga e polvilhar cacau em pó [é preferível usar cacau ou chocolate em pó, pois a massa do bolo é escura e usar a farinha vai deixar a massa esbranquiçada na hora de tirar da forma. Caso não tenha cacau ou chocolate extra para polvilhar, pode usar farinha, não tem problema]. [Ah, por aqui, usei uma assadeira com fundo falso e coloquei um círculo de papel manteiga no fundo para ajudar na hora de desenformar].
  2. Em uma tigela de vidro ou cerâmica, colocar o chocolate picado e a manteiga em pedaços e derreter em banho-maria [De novo… Como faz? Colocar uma panela com dois dedos de água para ferver no fogão. Assim que ferver, colocar sobre ela a tigela de vidro com o chocolate. A ideia é derreter por meio do vapor da água da panela que está embaixo e o ideal é que a tigela não encoste na água fervente].
  3. Assim que derreter, desligar o fogo e misturar com o chocolate e a manteiga derretidos o iogurte. Misturar bem com uma espátula e reservar para daqui a pouco.
  4. Em outra tigela pequena, misturar o cacau em pó com a água fervente e, em seguida, adicionar à mistura de chocolate [passo 3] e mexer bem.
  5. Em outra tigela [pode ser a da batedeira, se preferir], bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura espumosa, fofa e esbranquiçada. Adicionar à mistura de chocolate [passo 4] e mexer bem.
  6. Adicionar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e misturar bem com uma espátula, o suficiente para que todos os ingredientes se incorporem e se obtenha uma mistura bem homogênea.
  7. Colocar a massa na assadeira previamente untada e levar ao forno preaquecido por +/- 35 min ou até que ao espetar o centro do bolo o palito saia limpo. Retirar o bolo do forno e deixar esfriar.

Montagem

  1.  Assim que o bolo estiver frio, desenformar virando-o de ponta cabeça. Em seguida, virar de volta à posição normal com a ajuda de um prato.
  2. O ideal é cortar a parte superficial do bolo que fica arredondada, para que o bolo fique retinho, mas por aqui usei ele como estava mesmo.
  3. Com ajuda de uma faca de serra, cortar o bolo ao meio na horizontal para colocar o recheio como na foto.
  4. Colocar a metade de baixo do bolo no prato em que pretende servir e cobrir com metade do recheio. Colocar a outra metade por cima sem pressionar.
  5. Levar o bolo com o recheio ao congelador por +/- 15 min para que fique firme.
  6. Retirar o bolo do congelador e distribuir o restante do recheio por cima e nas laterais do bolo, preferencialmente uma espátula offset.
  7. Se quiser, colocar algo em cima para decorar [no caso usei raspas de chocolate].
  8. PRONTINHOOOOOO!!! 😀 Agora é só servir em temperatura ambiente 😉

Decidi fazer esse bolo para comemorar meu aniversário (Pri falando) no último fim de semana. Estava morrendo de medo, porque minhas habilidades de confeitaria ainda não são muito desenvolvidas e cortar bolos ao meio é algo que sempre me apavorou rs. Mas, decidi me lançar ao desafio, já que ia fazer um jantarzinho para a família aqui em casa e queria ter uma sobremesa bacana que servisse também para cantar parabéns 🙂

Quando fomos provar o bolo, a reação de todos foi tão maravilhosa que fiquei muito orgulhosa do resultado. Esse bolo é incrível – a massa fica molhadinha e o conjunto de massa e cobertura ficam super balanceados (mesmo com tanto chocolate rs.). Foi um sucesso absoluto! Minha eterna gratidão à Raíza Costa que compartilhou essa receita no seu novo livro “Confeitaria Escalafobética” – minha aquisição da Black Friday ❤ esse livro é muito amor! Super recomendo 😉

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉

Créditos: Receita – Adaptação de “Confeitaria Escalafobética” de Raiza Costa /  Foto – Cozinha para Mortais

189_Bolo_Mousse_Chocolate

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

    1. Super recomendo viu 🙂 receita da Raiza Costa, uma delícia ❤❤❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s