Gnocchi de Ricota na Manteiga

Pensa em um prato absolutamente maravilhoso! Cheio de sabor, leve e com ótima textura ❤


Rendimento: +/- 04 porções
Tempo estimado: 50 min

Ingredientes:

  • +/- 450g de ricota [usamos a defumada e ficou incrível!]
  • 02 ovos
  • 1/2 xícara de queijo parmesão
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 01 colher (chá) de sal
  • 04 colheres (sopa) de manteiga
  • Tomates cereja ao gosto cortados ao meio
  • Azeite
  • Folhas de manjericão

Preparo:

  1. Em uma tigela grande, quebrar a ricota em pedaços e esfarelar bem.
  2. Quebrar os ovos um a um em um recipiente à parte [para evitar transtornos caso o ovo esteja podre] e, se estiverem ok, transferir para a tigela da ricota.
  3. Adicionar o queijo ralado e o sal e misturar tudo muito bem com as mãos.
  4. Adicionar a farinha e amassar tudo bastante, até obter uma massa uniforme e pouquíssimo quebradiça [obter uma massa lisa é o ideal, mas se obtiver um ponto em que consegue fazer bolinhas com a massa, está ok 😉 ].
  5. Cobrir a massa com um plástico e levar à geladeira por +/- 15 min para firmar.
  6. Passado o tempo, retirar a massa da geladeira e fazer bolinhas levemente achatadas com a massa [por aqui rendeu +/- 56 bolinhas].
  7. Em uma panela média, colocar água para ferver. Assim que ferver, colocar 01 colher (sopa) de sal. Dividir os gnocchis em grupos de aproximadamente 15 e grupo a grupo levar à água fervente para cozinhar por +/- 2 min depois que começarem a boiar. Retirar os gnocchis da água e escorrer bem.  Repetir o procedimento com todos. Reservar 01 xícara da água do cozimento para daqui a pouco.
  8. Levar uma frigideira grande ao fogo médio e, assim que aquecer, adicionar 01 colher (sopa) de manteiga e colocar metade dos gnocchis e tomates. Deixar fritar por uns 2 min e virar as bolinhas com ajuda de uma espátula. Deixar o outro lado fritar por 1 min. Transferir os gnocchis e os tomatinhos douradinhos para uma travessa. Repetir o processo com todos os gnocchis, adicionando manteiga a cada vez para dourar.
  9. Com os gnocchis todos já fritos na travessa, colocar na frigideira mais 02 colheres (sopa) de manteiga. Ao derreter, adicionar a água do cozimento e as folhas de manjericão. Deixar apurar por uns 03 min ou até engrossar e reduzir um pouco. Misturar bem e servir sobre os gnocchis na travessa ou à parte para que as pessoas possam optar por usá-lo ou não.
  10. PRONTINHOOOOO!!! ❤ Comida super leve, saborosa e gentil na mesa 🙂

Pensem numa pessoa feliz com o resultado dessa receita! Como tinha apenas uma ricota defumada em casa, achei que o sabor ficaria fantástico [e de fato ficou], mas não lembrei que ela seria mais sequinha e difícil de esfarelar – nada que um pouco de braço e algo pra apertar os grumos não faça 😉 Na hora de modelar, minha massa estava um pouco mais seca do que acredito que seja o resultado com a ricota molhadinha, mas amassei tudo bastante e deu tudo MUITO certo no fim. Ah, a receita original não levava tomates, mas adoro tomates cereja e achei que seriam uma ótima adição ao prato, com mais sabor e cor.

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉

Créditos: Receita – Adaptação de “Panelinha” /  Foto – Cozinha para Mortais

190_Gnocchi_Ricota_Manteiga190_Gnocchi_Ricota_Manteiga_1

 

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

    1. Gostei muito mesmo do resultado Felipe 🙂 recomendo!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Me deu fome ksksksks… quando puder tem como acessar blog meu e da minha noiva? Chama-se Tempero & Fogao: http://temperoefogao.wordpress.com

        Curtido por 1 pessoa

      2. Claro 🙂 vou dar um pulo lá !

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s