Bem docinha, melequenta e deliciosa para os formigas de plantão ❤
Rendimento: 04 porções
Tempo estimado: 45 min
Ingredientes:
- Um fio de óleo vegetal
- 1/4 xícara de milho para pipoca
- 80 g de açúcar mascavo
- 75 g de mel
- 25 g de manteiga em temperatura ambiente
- 01 pitadinha de sal
Preparo:
- Em uma panela, colocar um fio de óleo e os milhos para pipoca. Ligar o fogo e deixar estourar, obtendo um monte de pipocas lindas. Transferir as pipocas para uma tigela e reservar para daqui a pouco.
- Em uma panela, colocar o açúcar mascavo e o mel. Misturar os dois e levar ao fogo para que derretam juntos.
- Assim que formarem uma mistura homogênea, retirar a panela do fogo e adicionar a manteiga e a pitada de sal. Misturar tudo muito bem para uniformizar.
- Levar a panela de volta ao fogo médio sem mexer até obter um caramelo [se tiver termômetro de açúcar em casa, isso geralmente ocorre a 105ºC]. Desligar o fogo.
- Jogar o caramelo sobre a pipoca na tigela e usar uma espátula para ajudar a espalhar. [Aqui vale um esclarecimento importante: como a calda é muito doce, fizemos mais pipoca que calda, então, cada pipoca ficará com um pouco de caramelo e não completamente envolvida, ok? É só pra dar um gostinho mesmo como na foto].
- Transferir a pipoca caramelizada da tigela para uma assadeira coberta com papel manteiga e usando a espátula espalhar bem.
- Deixar esfriar por +/- 20 min e separar as pipocas com cobertura para servir [caso vá comer sozinho mesmo e prefira deliciosos blocos de pipoca doce, não precisa separar nada rs].
- PRONTINHOOOOOO! ❤
A gente nunca tinha feito pipoca doce por aqui e os olhinhos brilharam ao ver essa ideia no livro da Raiza Costa. Enquanto estávamos separando os ingredientes pra fazer essas belezuras (o famoso mise-en-place), olhamos pra mesa e achamos que tinha açúcar, mel e manteiga demais (era o dobro da medida que pusemos acima) e decidimos cortar a proporção da calda pela metade. Com tudo pronto, ainda bem que fizemos isso, porque a calda é realmente MUITO DOCE como suspeitamos e, no fim, as pipoquinhas levemente encobertas foram a medida ideal para o nosso paladar 😉
Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉
Créditos: Receita – Adaptação do livro “Confeitaria Escalafobética” de Raiza Costa / Foto – Cozinha para Mortais
Uau… infância revisitada!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou 🙂 teve mesmo bastante gosto de infância ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa