Pasta de Grão de Bico (“quase homus”)

Era uma vez um pacotinho de grão de bico. Essa semana, ele nos conquistou com toda a sua beleza e virou uma MARAVILHOSA “pastinha aperitiva”!


Rendimento: 01 xícara
Tempo estimado: 12 horas (molho) + 45 min (cozimento) + 10 min (preparo)

Ingredientes:

  • 200 g de grão de bico cozido
  • 1/2 dente de alho
  • 1/8 xícara de azeite
  • 01 colher (sopa) de suco de limão espremido (pode ser o limão Taiti, o verdinho!)
  • 1/2 colher (chá) de cominho em pó
  • 1/8 colher (chá) de páprica em pó
  • Sal a gosto (usamos +/- 1/2 colher de chá)
Preparo:
  1. Deixar o grão de bico coberto com água por 12 horas (sim, ele tem que ficar de molho! O ideal é colocar antes de dormir no dia anterior ao dia em que pretende servir a pasta).
  2. Escorrer a água, colocar o grão de bico na panela de pressão, cobrir com água nova e cozinhar conforme especificações da embalagem e/ou de sua panela de pressão (convencional ou elétrica) – geralmente 15 min depois de pegar pressão na panela convencional. No caso da panela elétrica, deixamos por 45 min. Esperar a pressão sair da panela para poder abrir. Escorrer o grão de bico.
  3. Em um processador, colocar todos os ingredientes e processar até virar uma mistura homogênea e cremosa. Se precisar, adicionar até 1 colher (sopa) de água para atingir a consistência que pareça melhor a você.

PRONTINHO!!! Juro que é só isso! 😀

Chamei a pasta de “quase homus” porque não incluímos tahine na receita (tahine é aquela pasta de gergelim sírio-libanesa). A gente não tinha, então fizemos sem mesmo e ficou muito gostoso também. Caso tenham em casa e queiram adicionar, é só incluir 01 colher (sopa) de tahine na mistura, ok? 🙂

Esta pasta é SUPER fácil de fazer e cai super bem para acompanhar chips variados, torradinhas, pão, etc 😉 É uma ótima saída para acompanhar aperitivos ao receber gente em casa ou quando der vontade mesmo.

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente sua linda pasta de grão de bico  postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais

Créditos: Receita – adaptação de Real Simple (Sara Quessenberry) / Foto – Cozinha para Mortais

img_9554
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s