Nosso romance aqui já enfrentou um oceano de distância por quase um ano em terras desconhecidas. E oh, vou dizer que uma das coisas que fizeram esse tempo longe valer a pena foram dezenas de pãezinhos desse aqui com bastante geleia e muito muito muuuuuito chá para acompanhar ❤
Rendimento: 01 pão de 20 cm de diâmetro
Tempo estimado: 1h
Ingredientes:
- 02 xícaras de farinha de trigo
- 1/8 xícara de açúcar
- 1/2 colher (sopa) de fermento químico
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/6 xícara de margarina ou manteiga
- 01 xícara de uvas passas sem caroço (opcional)
- 3/4 xícara de leite com 3/4 de colher de sopa de vinagre (como não temos buttermilk por aqui, fazemos com “sour milk” mesmo, talhamos o leite com o vinagre)
- 1/2 ovo batido
Pra acompanhar:
- Geleia de sua preferência
- Chá de sua preferência
Preparo:
- Preaquecer o forno a 190ºC e untar com manteiga ou margarina uma assadeira de 20cm de diâmetro.
- Em uma tigela, misturar a farinha, o açúcar, o fermento químico, o sal e o bicarbonato.
- Adicionar à mistura a manteiga ou margarina e misturar bem.
- Adicionar as uvas passas (caso queira colocar), o leite talhado com vinagre e o ovo. Misturar tudo muito bem até virar uma massa bem homogênea.
- Passar um pouquinho de margarina/manteiga sobre uma superfície lisa e sovar a massa por aproximadamente 1 minuto. (Para sovar, é só colocar a mão sobre a massa, empurrar com o punho a massa pra frente até rasgar e puxar em seguida. Com a outra mão, girar a massa a cada movimento, para que o “estica e puxa” seja feito sobre toda a massa.) No caso, precisei colocar um pouquinho mais de farinha e manteiga na mistura, porque no início a massa estava grudando muito na mão, mas depois entrou nos eixos 😉
- Fazer uma bola com a massa e colocar a massa dentro da assadeira untada, achatando a massa para ocupar todo o fundo da assadeira.
- Com uma faca bem afiada ou um bisturi culinário, fazer um “X” no centro do pão (não precisa ser um corte tão rasinho, pode afundar um pouco mais).
- Levar ao forno preaquecido por +/- 40 min ou até que fique bem dourado.
- PRONTINHOOOOOOOO! ❤
O sabor desse pãozinho puro é diferente do que estamos acostumados por aqui, mas acredite: ele é PERFEITO pra comer com geleias de todos os tipos 🙂 E nada mais maravilhoso pra acompanhar que um chá quentinho e delicioso.
Uma coisa que tenho percebido é o quanto aquilo que comemos ao longo da vida pode possuir valor sentimental, despertar memórias, transferir amor… ❤ Isso é lindo! Então, aqui compartilhamos com você um pedacinho da nossa vida, com muito sabor de saudade 🙂
Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente seu pãozinho irlandês postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais .
Créditos: Receita – Adaptação de “Blessed Beyond a Doubt” / Foto – Cozinha para Mortais

