Ragu de Linguiça com Polenta

Daqueles pratos cheios de sabor, memórias e muito afeto! ❤


Rendimento: +/- 03 porções
Tempo estimado: 1h

Ingredientes:

Ragu de linguiça

  • 350 g de linguiça calabresa fresca
  • 01 lata de tomate pelado em cubos
  • 1/3 cenoura
  • 1/3 cebola
  • 01 dente de alho
  • 1/6 xícara de vinho tinto
  • 1/3 xícara de água
  • Azeite a gosto
  • 1/3 colher (chá) de sementes de erva-doce
  • 1 folha de louro
  • 10 folhas de manjericão
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Polenta

  • 01 xícara (chá) de farinha de milho (para polenta)
  • 800 ml de água
  • 01 colher (sopa) de manteiga
  • 1/3 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1/3 colher (chá) de sal

Preparo:

Ragu de linguiça

  1. Retirar a linguiça calabresa da geladeira e deixar em temperatura ambiente enquanto prepara os demais ingredientes. É importante que a linguiça não esteja gelada na hora de levar à panela.
  2. Descascar a cebola e o alho e picar bem fininho.
  3. Descascar a cenoura e ralar bem fino.
  4. Tirar a pele das linguiças e colocar a carne em uma tigela média. Com uma espátula, desmanchar os gomos de carne em pedacinhos menores.
  5. Em uma panela grande [por aqui usamos um wok] colocar 02 colheres (sopa) de azeite e, assim que aquecer, colocar 1/3 da carne da linguiça para dourar. Deixar dourar por +/- 05 min, mexendo às vezes para que a carne doure por igual e consiga ser dividida em pedacinhos menores.
  6. Passado o tempo, com a ajuda de uma escumadeira, transportar a carne da linguiça recém dourada para uma tigela e repetir o processo com o restante da carne, adicionando um pouquinho de azeite em cada repetição.
  7. Quando toda a carne já tiver sido dourada e estiver na tigela à parte, colocar na panela mais um fio de azeite e adicionar a cebola. Colocar sobre ela sal e pimenta a gosto e deixar refogar por +/- 02 min ou até que ela fique murchinha.
  8. Adicionar à panela a cenoura e refogar por mais 03 min, mexendo bem para que não grude nem queime.
  9. Adicionar o alho, as sementes de erva doce e a folha de louro e mexer por mais 01 minutinho para aromatizar a refeição 😉 [pode ter certeza que vai ser uma das refeições mais cheirosas que sua cozinha já produziu! 😀 ]
  10. Adicionar à panela a carne de linguiça dourada, regar com o pouquinho de vinho e mexer tudo muito bem. Deixar cozinhar até o vinho secar [por aqui foi bem rápido!].
  11. Adicionar à panela o tomate pelado com o líquido, a água e misturar muito bem.
  12. Temperar com sal e pimenta a gosto [lembre que a linguiça já é salgada, então, não precisa exagerar!] e deixar cozinhar em fogo alto até ferver.
  13. Reduzir o fogo, deixar a tampa da panela entreaberta e deixar cozinhar até ficar bem encorpado [por aqui levou +/- 30 min, mas a receita original que era 3x essa dizia 1 hora].
  14. Nos últimos 10 minutinhos de cozimento, adicionar as folhas de manjericão, provar e ajustar o sal se julgar necessário. Tampar e reservar pra servir daqui a pouquinho quando a polenta ficar pronta.

Polenta

  1. Em uma panela média, colocar a água e levar ao fogo alto para ferver.
  2. Assim que ferver, adicionar o sal e diminuir o fogo para médio.
  3. Acrescentar a farinha de milho, devagarzinho e em ritmo constante, mexendo sem parar com um fouet para não empelotar [essa parte é bem importante! Se não mexer sem parar enquanto coloca a farinha de milho, a polenta vai mesmo empelotar e não vai ser muito bacana 😉 ].
  4. Mexer sem parar até que a polenta engrosse e solte do fundo da panela [sim! é meio que o mesmo esquema do brigadeiro – mexer o tempo todo para não grudar no fundo nem empelotar… e é bem rápido viu!!! De repente, você está mexendo um negócio molenga e “pá”, fica super grossa a mistura! :O Acho que demorou uns 5 min aqui!].
  5. Desligar o fogo. Adicionar o queijo e a manteiga, misturar bem para que a manteiga derreta direitinho e a polenta fique cremosa 🙂
  6. PRONTINHOOOOOOOOO!!! 😀 Agora é só servir essa delícia com o ragu preparado agora há pouco e se deliciar com essa explosão de sabor ❤

Quando vi que ia ter Desafio Panelinha no dia dos pais, logo fui ver quais os pratos que poderiam ser preparados… Selecionei essa composição de ragu com polenta porque ela vem carregada de emoções e memórias lindas de parte dos homens de minha família (em especial, meu pai e meu avô) que nunca miguelaram a presença na cozinha – pelo contrário, fizeram as melhores e mais criativas composições de que tenho lembrança, sempre cheias de muito afeto e carinho 🙂

Achamos o sabor desse ragu MARAVILHOSO de verdade e com certeza vamos fazer mais vezes!!! Ah, a polenta se comida sozinha vai parecer que está sem sal, mas é que o ragu já é tão salgadinho que os dois juntos ficam na medida perfeita 😉

[As receitas originais do Panelinha eram em maiores quantidades do que colocamos aqui e, talvez por isso, os tempos de cozimento das coisas por aqui ficaram menores também. Mas, é só ficar de olho no ragu e na polenta que dá pra perceber quando chegarem aos pontos certos 🙂 ]

E aí? Que tal experimentar essa delícia na próxima reunião de família? ❤

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente, postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 🙂

Créditos:  Receita – Adaptação de “Panelinha” / Foto – Cozinha para Mortais.

169_Ragu_Linguiça_Polenta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s