Granola Caseira

Já que o calor está chegando, é melhor a gente já se preparar né? Pensa numa granola cheirosa e saborosa ❤


Rendimento: 01 bowl grande
Tempo estimado: 45 min + resfriamento

Ingredientes:

  • 01 xícara de trigo sarraceno cru em grãos
  • 1/2 xícara de amêndoas
  • 1/4 xícara de castanha de caju
  • 1/4 xícara de gergelim
  • 1/8 xícara de chia
  • 1/2 xícara de coco em flocos
  • 1/3 xícara de mel
  • 1/8 xícara de óleo de coco
  • 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1/2 colher (café) de café instantâneo

Preparo:

  1. Preaquecer o forno a 180ºC e preparar uma assadeira não muito rasa para receber a mistura [por aqui usei papel manteiga para forrar a assadeira, mas talvez apenas untar bem a assadeira seja suficiente, ou então, usar uma assadeira de silicone – não testei ainda, mas imagino que dê certo pra descolar no final 😉 ]. 
  2. Colocar sobre a assadeira o trigo sarraceno, as amêndoas, as castanhas, o gergelim, a chia e os flocos de coco. Dar aquela sacudida gentil pra misturar tudo e reservar.
  3. Em uma panela, derreter em fogo baixo o mel junto com o óleo de coco.
  4. Assim que estiverem bem misturados, adicionar a baunilha e o café e misturar bem até formar uma mistura homogênea e cheirosa.
  5. Desligar o fogo e derramar a mistura sobre os grãos na assadeira.  Chacoalhar gentilmente de novo, para que os grãos e a calda se misturem bem.
  6. Levar ao forno por +/- 25 a 30 min, interferindo a cada 10 min para misturar tudo com a ajuda de uma colher ou sacudindo de novo. É preciso deixar no forno até que o trigo fique com um tom dourado escuro!
  7. Desligar o forno, retirar a assadeira de lá de dentro e deixar a mistura esfriar completamente.
  8. Quando sua granola maravilhosa toda grudada estiver fria, aí sim quebrar a mistura em pedaços e colocar num potinho para servir e armazenar 🙂
  9. PRONTINHOOOOO!

Confesso que quando achei essa receita e li “café instantâneo” fiquei muito confusa, mas depois de pronta digo que foi indispensável esse ingrediente, pois deu pra granola um sabor todo especial ❤ amei mesmo!

Tive um pequeno probleminha com o papel manteiga que acabou grudando em parte da granola 😦 mas, o sabor e tudo mais ficou maravilhoso, então valeu a pena mesmo assim! [Se por acaso grudar aí também mesmo com todos os cuidados do mundo, respira fundo e vai tirando aos pouquinhos cada pedaço. Vai dar certo no final, confia! 😀 ].

Uma vez pronta a granola, as utilidades são muitas né? Pra nós, com o calorzão de hoje, a combinação mais rápida que veio à cabeça foi com açaí geladinho, como na foto ❤ mas, no café da manhã com frutas ou leite também super funciona e é delicioso 🙂

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente, postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 🙂

Créditos:  Receita – Adaptação de “Half Baked Harvest” e Foto – Cozinha para Mortais.

175_Granola_2175_Granola_1175_Granola

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s