Nosso Shakshuka

Uma ideia super prática para os dias de correria, esbanjando tempero, sabor e prazer ao comer ❤


Rendimento: 02 porções
Tempo estimado: 20 min

Ingredientes:

  • 04 ovos
  • 01 lata de tomate pelado em cubos (400 g)
  • 1/2 cebola picadinha
  • 01 dente de alho picadinho
  • 01 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 01 colher (chá) de orégano desidratado
  • 01 pitada de pimenta calabresa desidratada
  • 01 pitada de páprica doce
  • Sal a gosto

Preparo:

  1. Levar ao fogo médio uma frigideira grande [usamos uma de 26 cm de diâmetro]. 
  2. Assim que esquentar, adicionar o azeite e a cebola picadinha. Temperar com uma pitada de sal e refogar por +/- 4 min ou até que a cebola murche e doure levemente.
  3. Adicionar o dente de alho picado e temperar a mistura com uma pitada de pimenta calabresa [se não tiver ideia do quanto, colocar um pouquinho, provar depois e ajustar de acordo com o seu paladar]. Mexer por cerca de 01 min.
  4. Reduzir o fogo e adicionar o tomate pelado [com o líquido que vem na lata – não precisa escorrer] e temperar com orégano e sal. Deixar cozinhar em fogo baixo por +/- 05 min, mexendo às vezes até encorpar.
  5. Com uma espátula ou colher de pau, fazer 04 buracos no molho e adicionar um a um os ovos [é sempre importante lembrar de quebrar os ovos um de cada vez em uma tigela à parte para evitar perder toda a comida caso um deles esteja podre]. É importante também transferir os ovos com cuidado da tigela para a frigideira, tentando manter as gemas intactas pra ficar mais bonito o resultado 😉
  6. Colocar sobre cada um dos ovos na frigideira uma pitadinha de sal e deixar cozinhar em fogo baixo por +/- 05 min.
  7. Tampar a frigideira e deixar toda essa mistura maravilhosamente temperada  cozinhar por +/- 03 min ou até que as claras cozinhem direitinho ficando brancas, mas as gemas continuem molinhas.
  8. PRONTINHOOOO!!! Agora é só servir com fatias maravilhosas de pão italiano ou outro tipo de pão fermentado natural. ❤

Essas últimas semanas têm sido uma correria só e muitas vezes tá difícil ter forças e ânimo pra sair do arroz com feijão na janta, depois de um dia inteiro de trabalho. Mas, essa semana eu decidi que ia ser diferente de alguma forma: fucei na despensa pra ver o que tínhamos disponível [o esforço aqui pra evitar qualquer desperdício tá grande rs.] e lembrei que em algum momento tinha visto a maravilhosa musa das comidas caseiras titia Rita Lobo postar algo sobre uma mistura de ovos e tomate. Logo descobri no Panelinha essa ideia maravilhosa de temperar bem um molho de tomate com pimentão vermelho e cozinhar nele alguns ovinhos. Parecia mesmo um ótimo acompanhamento para belas fatias de pão fermentado naturalmente 😀 decidimos testar e só fizemos pequenas adaptações como tirar o pimentão e adicionar páprica porque pimentão não costuma cair muito bem pra nós essa hora da noite. [Caso queira adicionar o pimentão, pode visitar a receita do Panelinha com muito amor <3].

Uma vez provado, virou paixão absoluta! Acabo de decretar rs. É absurdamente rápido e fácil de fazer! Não tem complicações e cai super bem à noite 😀 Aprovadíssimo.

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉

Créditos: Receita – Adaptação de “Panelinha” / Foto – Cozinha para Mortais

201_Shakshuka.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s