Uma combinação que me surpreendeu lindamente e deixou meu estômago absurdamente feliz. Perfeita para os dias frios que estão chegando ❤
Rendimento: 03-04 porções
Tempo estimado: +/- 50 min
Ingredientes:
- 01 xícara de lentilhas
- 01 cebola descascada e cortada em meias-luas
- 01 batata cortada em cubos
- 02 dentes de alho picadinhos
- 1/3 de xícara de cenoura ralada
- 07 xícaras de água
- 1 1/2 colher (sopa) de manteiga
- 01 colher (chá) de cominho
- 01 folha de louro
- Suco de 01 limão espremido
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
- Em uma panela média, colocar 01 colher (sopa) de manteiga e levar ao fogo médio para derreter.
- Assim que derreter, adicionar a cebola, temperar com uma pitadinha de sal e deixar cozinhar por +/- 10 min ou até dourar [mexer de tempos em tempos… mas, é preciso ficar de olho para não queimar! A intenção é só dourar mesmo. Se preciso, reduzir o fogo].
- Na panela com a cebola douradinha, colocar o resto da manteiga e deixar derreter. Adicionar a cenoura e temperar com uma pitadinha de sal. Refogar por +/- 02 min até começar a amolecer.
- Adicionar o alho, o louro e o cominho. Misturar tudo muito bem, fazendo o cheiro delicioso se espalhar pela casa inteira 🙂
- Colocar na panela a água e raspar bem o fundo da panela com uma colher de pau ou espátula para desmanchar todos os queimadinhos grudados da cebola.
- Juntar à mistura a lentilha e os cubos de batata, temperar com sal e pimenta a gosto e aumentar o fogo [pode ir com calma no tempero, porque dá pra colocar mais sal mais pra frente, se precisar!].
- Assim que a água ferver, reduzir o fogo e deixar tudo cozinhar por +/-35 min com a tampa da panela entreaberta ou até que as lentilhas e as batatas fiquem macias ao tocar com um garfo ou provar.
- Desligar o fogo e processar a sopa no liquidificador [por aqui sempre prefiro usar o mixer diretamente na panela, acho muito mais prático!]. Bater tudo direitinho até ficar bem homogêneo e cremoso. [Esse é o momento de provar e ver se o tempero está adequado. Agora pode fazer ajustes, se necessários 😉 ].
- Para finalizar, na hora de servir, colocar sobre a porção um pouquinho do suco espremido do limão [vai dar um toque muito especial, acredite!].
- PRONTINHOOOO!!! ❤
Essa é a nossa versão da receita maravilhosa da musa das cozinhas – titia Rita Lobo (vou deixar o link aqui), que vira e mexe salva meus jantares durante a semana por aqui. Nessa fase de tentar comer comida de verdade com a maior frequência possível, ninguém melhor que ela pra inspirar né? 🙂
Esse creme foi uma descoberta linda em um dia de friozinho por aqui. Achei meio estranho em uma primeira leitura o toque de limão, mas decidi tentar até o fim e MEODEOS não me arrependi nem por um segundo sequer! Fica tudo maravilhoso demais… o tempero, o aroma, o sabor, o conforto… sensacional!
Fica a dica pro friozinho que já tá batendo na porta com comida conforto cheia de amor! ❤ 😉
Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉
Créditos: Receita – Adaptação de “Panelinha” / Foto – Cozinha para Mortais