Creme de Lentilha com Limão

Uma combinação que me surpreendeu lindamente e deixou meu estômago absurdamente feliz. Perfeita para os dias frios que estão chegando ❤


Rendimento: 03-04 porções
Tempo estimado: +/- 50 min

Ingredientes:

  • 01 xícara de lentilhas
  • 01 cebola descascada e cortada em meias-luas
  • 01 batata cortada em cubos
  • 02 dentes de alho picadinhos
  • 1/3 de xícara de cenoura ralada
  • 07 xícaras de água
  • 1 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 01 colher (chá) de cominho
  • 01 folha de louro
  • Suco de 01 limão espremido
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

  1. Em uma panela média, colocar 01 colher (sopa) de manteiga e levar ao fogo médio para derreter.
  2. Assim que derreter, adicionar a cebola, temperar com uma pitadinha de sal e deixar cozinhar por +/- 10 min ou até dourar [mexer de tempos em tempos… mas, é preciso ficar de olho para não queimar! A intenção é só dourar mesmo. Se preciso, reduzir o fogo].
  3. Na panela com a cebola douradinha, colocar o resto da manteiga e deixar derreter. Adicionar a cenoura e temperar com uma pitadinha de sal. Refogar por +/- 02 min até começar a amolecer.
  4. Adicionar o alho, o louro e o cominho. Misturar tudo muito bem, fazendo o cheiro delicioso se espalhar pela casa inteira 🙂
  5. Colocar na panela a água e raspar bem o fundo da panela com uma colher de pau ou espátula para desmanchar todos os queimadinhos grudados da cebola.
  6. Juntar à mistura a lentilha e os cubos de batata, temperar com sal e pimenta a gosto e aumentar o fogo [pode ir com calma no tempero, porque dá pra colocar mais sal mais pra frente, se precisar!].
  7. Assim que a água ferver, reduzir o fogo e deixar tudo cozinhar por +/-35 min com a tampa da panela entreaberta ou até que as lentilhas e as batatas fiquem macias ao tocar com um garfo ou provar.
  8. Desligar o fogo e processar a sopa no liquidificador [por aqui sempre prefiro usar o mixer diretamente na panela, acho muito mais prático!]. Bater tudo direitinho até ficar bem homogêneo e cremoso. [Esse é o momento de provar e ver se o tempero está adequado. Agora pode fazer ajustes, se necessários 😉 ].
  9. Para finalizar, na hora de servir, colocar sobre a porção um pouquinho do suco espremido do limão [vai dar um toque muito especial, acredite!].
  10. PRONTINHOOOO!!! ❤

Essa é a nossa versão da receita maravilhosa da musa das cozinhas – titia Rita Lobo (vou deixar o link aqui), que vira e mexe salva meus jantares durante a semana por aqui. Nessa fase de tentar comer comida de verdade com a maior frequência possível, ninguém melhor que ela pra inspirar né? 🙂

Esse creme foi uma descoberta linda em um dia de friozinho por aqui. Achei meio estranho em uma primeira leitura o toque de limão, mas decidi tentar até o fim e MEODEOS não me arrependi nem por um segundo sequer! Fica tudo maravilhoso demais… o tempero, o aroma, o sabor, o conforto… sensacional!

Fica a dica pro friozinho que já tá batendo na porta com comida conforto cheia de amor! ❤ 😉

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉

Créditos: Receita – Adaptação de “Panelinha” / Foto – Cozinha para Mortais

203_creme_lentilha_limao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s