Muffin de Banana com Chocolate

Uma forma maravilhosa de utilizar bananas ultra maduras e evitar que sejam desperdiçadas. Os muffins são realmente deliciosos e tem textura perfeita! ❤


Rendimento: 09 unidades
Tempo estimado: 45 min

Ingredientes:

  • 02 bananas médias bem maduras
  • 06 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 02 claras de ovo
  • 01 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 06 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 01 colher (chá) de fermento químico em pó
  • 2/3 xícara de gotas de chocolate meio amargo ou ao leite

Preparo: 

  1. Preaquecer o forno a 180ºC e preparar as forminhas que receberão a massa dos muffins. Por aqui sempre costumo usar uma assadeira de alumínio com 12 espaços para muffins e em cada espaço coloco uma forminha de papel [se for fazer para bastante gente] ou de silicone [se for pra consumo em casa mesmo].
  2. Em uma tigela média, colocar as bananas e amassar bem com um garfo.
  3. Adicionar a manteiga derretida e bater com um fouet até que os dois ingredientes se combinem bem.
  4. Adicionar o açúcar mascavo, as claras de ovo e a essência de baunilha e misturar tudo muito bem.
  5. Passando por uma peneira, adicionar à massa a farinha, o cacau em pó e o fermento. Em seguida, misturar gentilmente todos os ingredientes com uma espátula até obter uma massa bem uniforme.
  6. Juntar à massa as gotas de chocolate ou chocolate picado.
  7. Preencher as 3/4 de cada forminha com a massa [não recomendo colocar mais do que isso, porque a massa irá crescer e se tiver mais do que isso provavelmente irá esparramar e ficar com aparência menos bonita. 3/4 é a medida perfeita para que ao crescer o muffin fique com a altura da forma 😉 ].
  8. Levar ao forno por +/- 15-20 min ou até que os muffins estejam completamente assados [o teste do garfo, faca ou do palito é sempre recomendado! É só colocar um a ponta da faca no centro de um dos muffins e verificar como está a massa. Se a faca sair coberta de massa meio líquida, é preciso deixar mais tempo no forno, até que a faca saia seca de dentro dos muffins ou no máximo com alguns gruminhos de massa]. 
  9. PRONTINHOOOOO!!! ❤

Por aqui estamos nos esforçando para reduzir ao máximo os desperdícios que sempre fizeram parte de nossas rotinas. Ao ver duas bananas super maduras no balcão, fui logo atrás de uma ideia gostosa e prática para aproveitá-las 🙂  Essa receita cumpriu muitíssimo bem esse papel! Foi uma ótima descoberta que com certeza voltará muitas e muitas vezes à nossa cozinha 🙂 o sabor é super balanceado [não é muito doce], a textura é perfeita, o aroma é maravilhoso e durou super bem dentro de um potinho durante a semana.

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 😉

Créditos: Receita – Adaptação de “Baking Mischief” / Foto – Cozinha para Mortais

205_Muffin_Banana_Chocolate205_Muffin_Banana_Chocolate_1

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Paola Vitaliano disse:

    Olá Pri,td bem?
    Ao ler sua receita acima do muffin de banana, achei a proporção do cacau (6 colheres de sopa) muito grande em relação aos outros ingredientes, principalmente palmente a farinha.
    Quando vc diz cacau é o 100% né?
    Caso não seja , sugiro vc colocar a porcentagem também se é 50%…pq faz total diferença!
    Qd puder m da um retorno Qd eu quero fazer!
    Obrigada!
    Um bj 😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Paola! É cacau 100% mesmo! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário