Cinnamon Rolls (Rolinhos de Canela)

Sem palavras pra dizer quão incríveis esses pãezinhos ficaram! Não devem nada pra nenhuma padaria desse mundo ❤


Rendimento: 12 unidades
Tempo estimado: 2h [preparo] + 15 min [forno]

Ingredientes:

Massa

  • 01 xícara de leite morno [se conseguir ficar com o dedo dentro 30 seg, tá morno!] 
  • 01 colher (sopa) de fermento biológico seco [aquele pra pães]
  • 02 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 01 colher (chá) de sal
  • 03 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 01 ovo grande
  • 03 xícaras de farinha de trigo

Recheio

  • 1/2 xícara de manteiga derretida
  • 01 xícara de açúcar mascavo
  • 02 colheres (sopa) de canela em pó

Cobertura

  • 115 g de cream cheese
  • 1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 01 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
  • 01 a 02 colheres de sopa de leite [vai depender da textura que quiser dar]

Preparo:

  1. [Como a massa dos rolinhos é uma massa de pão, foi utilizada uma batedeira stand mixer no preparo – primeiro com o batedor fouet e depois com o batedor gancho]. Na tigela da stand mixer, colocar o leite morno, o fermento, o açúcar refinado, o sal, a manteiga e o ovo. Colocar o batedor em forma de fouet e bater em velocidade baixa até que os ingredientes se combinem.
  2. Trocar o batedor pelo gancho e adicionar a farinha. Deixar bater em velocidade baixa até que a farinha se incorpore aos demais ingredientes. Neste momento, aumentar a velocidade para média e bater até que a massa fique bem encorpada e desgrude das laterais da tigela. [Caso a massa esteja muito grudenta, colocar um pouquinho mais de farinha pouco a pouco até chegar neste ponto. Por aqui não foi necessário]. A massa deve estar macia e ligeiramente pegajosa, mas não grudenta ao toque das mãos. Desligar a batedeira.
  3. Transferir a massa para uma tigela untada com manteiga e cobrir com um pano limpo. Deixar crescer até dobrar de tamanho [geralmente leva cerca de 1h].
  4. Untar levemente uma assadeira retangular de aproximadamente 37 x 26 cm com manteiga.
  5. Transferir a massa já com tamanho dobrado para uma superfície plana e limpa gentilmente untada com manteiga. Abrir a massa em forma de retângulo de 30 x 45 cm [por aqui o rolo foi muito útil nessa etapa. Garrafas podem ser bons substitutos, caso não tenha].
  6. Agora vamos ao recheio: pincelar sobre o retângulo de massa a 1/2 xícara de manteiga derretida. Em uma tigela pequena, misturar o açúcar mascavo e a canela em pó e, em seguida, polvilhar sobre a massa coberta com manteiga.
  7. A partir da lateral de maior tamanho, enrolar a massa como se fosse um rocambole comprido.
  8. Com uma faca afiada, fatiar o rolo em 12 porções iguais e colocar cada uma delas deitada [com o caracol de recheio pra cima] lado a lado sobre a assadeira previamente untada.
  9.  Cobrir com um pano e deixar crescer por mais 35-45 min. Enquanto isso, preaquecer o forno a 180ºC .
  10. Levar os rolinhos ao forno por +/- 15 min ou até que estejam levemente dourados no topo.
  11.  Enquanto aguarda, preparar a cobertura: misturar em uma tigela com a ajuda de um fouet o cream cheese e a manteiga até que estejam bem misturados e aerados. Adicionar o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Aos poucos, colocar o leite e continuar batendo com o fouet até obter um creme encorpado mas que ao inclinar a colher escorra [esse ponto vai muito do seu gosto. Acho que coloquei por aqui as duas colheres mesmo, mas se quiser deixar mais firme também, não tem problema. Como quiser 😉 ].
  12. PRONTINHOOOOOOO!!! Ao tirar do forno os rolinhos, você irá perceber que provavelmente grudaram um no outro. É assim mesmo. Aí vai do que preferir – você pode derramar a cobertura sobre eles todos de uma vez na assadeira mesmo ou pode separar os rolinhos assim que esfriarem e deixar a cobertura disponível para as pessoas se servirem como quiserem. Agora é só aproveitar ❤ E se sobrar, é só guardar em um pote hermético por até 5 dias [simmm! Essa maravilha dura a semana toda!!!]. 

Eu (Pri) sou muito apaixonada por pães em suas variadas formas, inclusive pães doces em geral. Recentemente, decidi me aventurar mais por esse terreno da panificação e tentar replicar em casa as coisas que amo demais. Os cinnamon rolls são uma dessas paixões na vida que quando acho quero comer rs. Isso sem falar nas inúmeras vezes em que eles aparecem em filmes ou coisas assim… Aí fui eu buscar uma receita que ficasse muito maravilhosa e achei essa.

Pensa numa massa perfeita que cresce absurdamente! Fiquei mesmo apaixonada ❤ O recheio fica também numa proporção mágica e a cobertura… meodeos! :O incrível. Durou a semana toda por aqui e tornou meus dias muito mais felizes, já que antes de ir pro trabalho já começava com aquela dose extra de amor na vida, né?

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente, postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 🙂

Créditos: Receita – adaptação de “The Stay at Home Chef” / Foto – Cozinha para Mortais

215_Cinnamon_Roll

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Pâmela Faber disse:

    Cada passo que lia dessa receita, meu cérebro gritava: ME DÁ LOGO!
    Vou correr no mercado e fazer hoje mesmo, eu AMEI!! *-* ♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Pâmela! 🙂 que alegria ler seu comentário! Seja sempre muito bem vinda aqui. Confesso que essa receita foi uma descoberta maravilhosa na minha vida haha e todo final de semana quero refazer, porque fica muito incrível. Tô aqui na torcida pro seu experimento dar muito certo… Me conte depois 😉 Abraço! Pri

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s