Bolo Cocolati da Simone

Bolo de chocolate de textura maravilhosa com recheio de cocada. Tem como ser melhor? ❤

Rendimento: 01 assadeira que comporte 2 litros [testar com água antes]
Tempo estimado: 02 horas + resfriamento

Ingredientes:

Bolo

  • 04 ovos
  • 215 g de açúcar refinado
  • 40 g de cacau em pó
  • 240 g de leite
  • 120 g de óleo vegetal
  • 240 g de farinha de trigo
  • 15 g de fermento químico em pó para bolo
  • Óleo ou manteiga para untar [ou só papel manteiga]
  • Chocolate em pó para untar [se usar papel manteiga não precisa]

Recheio de Coco (Cocada)

  • 100 g de coco em flocos
  • 200 ml de leite de coco [01 garrafinha]
  • 395 g de leite condensado [01 lata]

Cobertura (Brigadeiro)

  • 200 g de leite condensado
  • 15 g de manteiga sem sal
  • 10 g de chocolate em pó
  • 5 g de cacau em pó
  • 30 ml de leite

Preparo:

Bolo

  1. Preaquecer o forno a 180ºC e preparar a assadeira [untar com óleo/manteiga e chocolate em pó ou forrar com papel manteiga. Apenas para referência, por aqui usamos uma assadeira redonda com furo número 24 – fizemos o teste dos 2 litros antes de usar, e forramos ela com papel manteiga completamente. Como? Cortamos um retângulo para envolver o cone do meio da assadeira e depois cortei um quadrado grande com furo no meio que acabou prendendo também a parte do meio. Conseguimos assim cobrir toda ela e garantir que o bolo não grudaria].
  2. Separar as gemas das claras dos ovos. Em seguida, bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogênea e cremosa.
  3. Adicionar os demais ingredientes na seguinte ordem: cacau em pó, leite, óleo, farinha e fermento. Guardar para daqui a pouco.
  4. Separadamente, bater as claras em neve. Em seguida, adicionar à mistura com movimentos delicados com uma espátula para incorporar tudo.
  5. Transferir a massa para a assadeira e levar ao forno por +/- 40 min ou até que a massa asse completamente [é sempre recomendável fazer o teste do garfo/faca/palito, cutucando o meio do bolo para checar se está totalmente assado ou não – se a faca sair sequinha, está pronto! Se a faca sair melada ainda com massa meio líquida, melhor deixar mais um pouco].
  6. Deixar o bolo esfriar para desenformar e montar.

Recheio (Cocada)

  1. Em uma panela média, misturar todos os ingredientes.
  2. Levar ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula para desgrudar as laterais e o fundo, até obter uma cocada bem cremosa.
  3. Deixar esfriar para rechear.

Cobertura (Brigadeiro)

  1. Em uma panela, misturar todos os ingredientes.
  2. Levar ao fogo médio mexendo sempre com uma espátula para desgrudar as laterais e o fundo, até obter um brigadeiro mais “líquido” que o ponto de enrolar. [Não precisa estar super líquido, mas o suficiente para conseguir utilizá-lo para cobrir o bolo].
  3. Deixar amornar para montar.

Montagem:

  1. Existem duas opções de fazer a montagem, dependendo de qual tipo de assadeira está sendo utilizada:
    1. Caso opte por usar uma assadeira redonda ou retangular sem furo, é preciso cortar o bolo ao meio na horizontal, de modo a ter duas camadas de bolo entre as quais possa colocar o recheio. Aplicar o recheio sobre a camada de baixo e cobrir com a outra camada. Em seguida, cobrir com a cobertura do jeito que preferir [não fizemos inteiramente na lateral por aqui. Deixamos escorrer naturalmente].
    2. Caso opte por usar uma assadeira com furo como na foto, virar o bolo gentilmente de ponta a cabeça e com uma faquinha retirar um pouquinho da parte central do bolo [tentar extrair bloquinhos inteiros para que consiga fechar depois de rechear]. É importante não deixar as paredes muito finas para que o bolo não fique instável – [como referência, foi como se tivéssemos dividido o bolo em 03 partes e cortado a do meio sem ir muito fundo, só o suficiente para colocar a cocada de um jeito que ao cortar depois ficasse interessante, como na foto]. Aplicar o recheio no túnel cavado dentro do bolo e usar os pedaços cortados para fechar a base do bolo [é possível que você tenha que ajustar os pedaços para que eles caibam]. Em seguida, virar gentilmente o bolo sobre um prato de servir de modo que a base recém montada fique mesmo embaixo e aplicar a cobertura do jeito que preferir [não fizemos inteiramente na lateral por aqui. Deixamos escorrer naturalmente].
  2. Agora é só servir ou levar à geladeira para servir em seguida se quiser 🙂 PRONTINHOOOOOOO!!!

Na ceia de Ano Novo, nossa missão foi levar uma sobremesa. Fiquei aqui revirando nossos livros inspiradores e achei essa receita deliciosa da musa Simone Izumi do Chocolatria no livro “Loucuras de Chocolate”. Fiquei meio intimidada a princípio com a parte da montagem, mas decidi arriscar porque adoro coisas com coco e chocolate ❤ e acho que essa combinação agrada bastante gente. Além de ficar com uma apresentação bonita, foi um sucesso!!!

Gratidão eterna à Simone maravilhosa que fez esse livro incrível. Já testei muitas das receitas e nunca me decepcionei! 🙂

Se gostar da ideia, compartilhe por aí e conte pra gente o que achou aqui nos comentários! E se fizer, mostre pra gente, postando a foto nos comentários do post na página ou marcando no insta a hashtag #cozinhaparamortais 

Créditos: Receita – Adaptação de Simone Izumi em “Loucuras de Chocolate”/ Foto – Cozinha para Mortais 

Pedaço de bolo de chocolate com recheio de cocada no centro e cobertura de brigadeiro sobre espátula e prato branco.
Bolo de chocolate com furo no meio coberto de brigadeiro à esquerda inferior da foto. À direita superior, pessoa com avental vermelho segurando prato e espátula com pedaço de bolo de chocolate com recheio de cocada ao centro.
Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Augusto de Oliveira disse:

    Parabéns!!!
    Já copiei a receita!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Espero que goste 🙂 abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s